Sustentabilidade é tema de debates e estimula mudanças em comunidade escolar

Na semana passada, durante a entrega dos canudos ecológicos de bambu a todos os alunos do Platão, um dos representantes da Ramboo Artesanal, empresa parceira nessa ação, levou para as crianças e adolescentes uma informação muito preocupante: se o lixo continuar indo parar nos oceanos, em 2050 haverá mais plástico nos mares que peixes. Parece um exagero, mas, infelizmente, é uma estatística que assombra nosso planeta. Por isso, é urgente trazer o tema da consciência ambiental à tona cada vez mais e, principalmente, promover mudanças que de fato revertam esse triste quadro.

Pensando nisso, o Colégio Platão tem desenvolvido projetos e promovido atividades que visam à sustentabilidade. Essas ações têm o objetivo de sensibilizar não apenas alunos e seus  familiares, mas também toda comunidade.  Há alguns anos, por exemplo, professores e funcionários foram convidados a substituir os copos plásticos para café e água por suas canecas e copos individuais. Hoje isso já é algo comum e o lixo diminuiu consideravelmente.

Além da parceria com a Ramboo, cujo intenção é diminuir o consumo de canudos plásticos, desde o início do ano o “Dia D” tem recolhido material reciclável. Já foram três edições em 2019: em março, foi o plástico; em junho, o lixo eletrônico e, em setembro, arrecadamos alumínio. Todos esses materiais foram entregues a uma cooperativa de reciclagem da Prefeitura. Além de contribuir com o meio ambiente, é uma forma de colaborar com as famílias que têm seu sustento provido dessa atividade. Para finalizar, em novembro teremos o “Dia D” do papel.

A campanha “Tampinha Solidária” é outro projeto que vem se estendendo ao longo deste ano. A iniciativa é da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Maringá  e há vários pontos de coleta no Colégio. Periodicamente, funcionários da instituição vêm buscar as tampinhas plásticas, as quais são usadas em atividades pedagógicas com as crianças assistidas pela APAE.

Recentemente, por ocasião da Semana Corujinha, alunos do Fundamental I confeccionaram brinquedos com materiais recicláveis, os quais serão doados para instituições sociais. Outra forma de ação ambiental e solidária ao mesmo tempo.

Ainda há muito por fazer, mas, aos poucos, o Colégio Platão, como instituição escolar, vai fazendo sua parte e promovendo não apenas reflexões, mas, principalmente, ações. O tema “Planeta Terra: a criação feita para o homem e para sua família” não traz apenas uma mensagem bonita que serve de tema anual de 2019. É uma verdade que ocupa nosso coração e norteia nossos projetos.

Porque cuidar da nossa casa é compromisso de todos nós.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *