Noite de Autógrafos – Projeto Estante Mágica – 2º anos

Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.

Fundamental na formação do indivíduo, o hábito da leitura na infância ajuda a despertar na criança o senso crítico, além de auxiliar o aprendizado. “A base do pensamento é a linguagem e a literatura fornece à infância alimentos primordiais para seu desenvolvimento: palavras significantes e imaginação”.

E quando construímos esse processo de maneira significativa, também incentivamos as crianças a desenvolverem paralelamente a este processo de leitura, as competências necessárias para que as mesmas sintam desejo de escrever suas próprias histórias.

O desejo de escrever é expresso através das necessidades, dos interesses, das invenções e das emoções das crianças. Dessa forma, enquanto escreve, a criança aprende à escrita, vivenciando situações reais e significativas.

E foi neste contexto, onde compreendemos que todas as crianças possuem uma imensa capacidade de escrever e criar suas histórias, que este projeto se desenvolveu com nossos alunos dos 2o. anos.

Concluindo este trabalho, hoje, numa noite de autógrafos, pudemos nos emocionar e aplaudir nossos pequenos escritores.

“Escrever é colocar asas no pensamento e nos sentidos, desvendando o mundo”. Ana Cristina Almeida.

Por: Maria Lucia Zapata Lorite Tavares
Coordenadora Pedagógica

#estantemagica #incentivoaleitura #noitedeautografosplatao #projetopedagogico #sociointeracionismo #autonomiainfantil #aprenderfazendo #aprendizagem #familia #escola #colegio #formacaohumana #ensino #souplatao #mundodepossibilidadesplatao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *