Mostra Platão de Teatro é um processo pedagógico e artístico riquíssimo

Na semana passada, de 05 a 10 de agosto, alunos dos nonos anos e dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio apresentaram no palco da Arena UNOi Platão espetáculos que foram sucesso de crítica e de público. Meninos e meninas, cujas idades variam entre 14 e 17 anos, brilharam no palco e nos bastidores.

A primeira Mostra Platão de Teatro aconteceu em 1992 no Teatro Oficina da Universidade Estadual de Maringá e na ocasião foram comemorados os 70 anos da Semana de Arte Moderna. Desde então, vem sendo escrita uma história repleta de bons momentos e muito aprendizado. Quem acompanha o processo, como os professores de teatro envolvidos e os familiares,  consegue perceber a grandiosidade da atividade.

A apresentação é o ápice desse processo, mas ele começa meses antes, com o sorteio das obras entre as turmas e o início da distribuição das diversas funções. Quem não gosta de estar em evidência no palco pode participar, por exemplo, de equipes como a do figurino, da sonoplastia ou da iluminação.

E uma cena inusitada, fruto de um imprevisto técnico, chamou a atenção em uma das noites e provou como é importante criar a cultura do teatro na escola. Uma queda de energia deixou a Arena às escuras por alguns minutos. E o que fizeram os atores em cena nesse momento? Continuaram o texto, mantendo o nível da interpretação. E o que fez o público presente? De forma solidária, ligou a lanterna de seus celulares e proporcionou ao espaço a iluminação necessária até que a energia voltasse. Nenhuma vaia, nenhuma risada, nenhuma manifestação que viesse a atrapalhar a concentração dos envolvidos. E isso, vindo de uma plateia de predominância da faixa etária adolescente, é motivo de orgulho.

Neste ano, o tema geral da primeira Mostra (haverá mais três até o final do ano) foram os clássicos. O Avarento e o O Tartufo, de Moliére, Antígona e O Édipo Rei, de Sófocles e Macbeth e Hamlet, de Shakespeare, foram as grandes obras adaptadas e encenadas com beleza e sensibilidade.

E em setembro começa a Mostra de Teatro do Ensino Fundamental II.  Aguardem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *