Colégio Platão e Nutrebem firmam parceria para valorizar alimentação saudável e facilitar rotina familiar

Nos últimos anos, o mundo tem visto países em desenvolvimento, como o Brasil, passarem por uma transição nutricional onde a prevalência de desnutrição é substituída pela prevalência acentuada de obesidade, que acomete de forma significativa a população infantil. Crianças estão sofrendo, cada vez mais cedo, com o impacto das mudanças dos padrões alimentares mundiais e é de extrema importância a atuação constante da sociedade nos aspectos relacionados à prevenção e promoção da saúde desse público, que deve ter seu desenvolvimento garantido como direito.

Por estar inserida em todas as dimensões do aprendizado, a escola é um espaço importante de intervenção e um ambiente favorável para aplicação de hábitos de vida saudáveis. Dentro do espaço escolar, uma das principais ferramentas que pode contribuir para a melhora do padrão alimentar dos alunos, além da oferta de alimentos saudáveis, é um programa de educação nutricional eficaz que consiga proporcionar, com a aprendizagem, o entendimento sobre a importância de uma alimentação equilibrada e o desenvolvimento de senso crítico sobre as escolhas e comportamentos alimentares mais adequadas ao dia a dia, sem perder de vista o prazer e a liberdade.

Pensando na importância desse processo e na necessidade dessa atuação, algumas startups passaram a investir em tecnologias que, colocando a escola, os alunos e os responsáveis como agentes ativos, possibilitam um maior contato, controle e fiscalização do consumo alimentar das crianças nas compras e vendas de alimentos nas escolas, com a digitalização da cantina.

A empresa Nutrebem, nova parceira do Colégio Platão, é uma delas. O que a empresa propõe é simples: o aluno recebe um cartão magnético individual, que é recarregado e controlado pelo responsável por meio de um aplicativo. O controle envolve a quantidade de dinheiro gasto, o tipo de alimento permitido para consumo e quais as movimentações diárias realizadas. A criança ou adolescente têm autonomia para escolher as opções disponibilizadas pela família e que estão disponíveis pela escola.

A novidade, que chama atenção pela autenticidade, tem sido uma aliada nas estratégias de impulsionar e valorizar a alimentação saudável. Além disso, ajuda diretamente na educação financeira dos menores. Eles, já inseridos em um mundo tecnológico, passam a ter agora, junto aos seus responsáveis, uma nova forma de vivenciar o cuidado com os gastos e experienciam uma proposta que proporciona melhor qualidade nutricional no consumo dos alimentos dentro do ambiente escolar.

Por Camila Peternella Veltrini – Nutricionista do Colégio Platão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *