Atividades extracurriculares desenvolvem a aprendizagem, promovem socialização e estimulam habilidades pessoais

Quando se fala na rotina escolar de uma criança ou de um adolescente, é natural que muitas pessoas ainda pensem automaticamente apenas em salas de aula e pátios. Ou seja: parece que ir para a escola significa somente estudar as disciplinas que fazem parte do currículo de cada série e lanchar nos intervalos. Entretanto, as atividades extracurriculares, aquelas feitas no contraturno ou em horários diferenciados, também fazem parte do dia a dia dos alunos. Pelo menos é isso que se espera de instituições que de fato se preocupam com a formação integral dos seus estudantes.

O estímulo às artes, ao esporte e à educação tecnológica, por exemplo, além de promover a socialização, desenvolve a aprendizagem dos alunos. Em sala de aula, meninos e meninas, de diferentes faixas etárias, têm contato com o vasto universo do conhecimento, tão importante para a formação deles. Entretanto, além do conteúdo dos livros e apostilas, é importante que se tenha contato com outras áreas. E é nesse ponto que entram as extracurriculares.

Ao fazer parte de oficinas de conteúdo pedagógico, como as práticas de leitura e escrita, por exemplo, o aluno não só tirá dúvidas, mas também amplia suas habilidades. Ter a oportunidade de conhecer melhor sobre a música e sobre instrumentos musicais, treinar modalidades como basquete, judô, futsal, handebol e ginástica rítmica, saborear aulas de teatro, de canto e de artes, estimular o raciocínio por meio da educação tecnológica: tudo isso agrega ao que ele já viu em sala de aula. O aluno cresce não apenas em quantidade de informações, mas em qualidade de formação. Ele vive intensamente a realidade escolar.

Aqui no Platão, essa dinâmica se faz presente em quase vinte opções de atividades extracurriculares, todas organizadas de modo a colaborar com a rotina dos pais ou responsáveis. Participar dessas atividades exige da família um investimento, mas a relação custo-benefício é muito convidativa.

Afinal, há vida na sala de aula, mas também há muito o que se descobrir fora dela.

.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *