Você conhece a rotina escolar do seu filho?

Você saberia responder com rapidez a essa pergunta? Muitos pais, infelizmente, sem às vezes perceber, tornam-se ausentes da vida escolar do filho porque são engolidos pela rotina.

E é preciso lembrar que existe vida além da matrícula.

Acompanhar a trajetória dos filhos na escola não é somente cuidar da burocracia, da aquisição de livros, materiais e uniformes. Escolher o colégio, comprar mochila e pensar no transporte, por exemplo, são atitudes básicas. Ninguém merece medalha por causa disso.

Pais e mães devem estar cientes de que os filhos precisarão da sua presença todos os dias do ano, sendo eles letivos ou não. Precisam conversar no carro, na volta da escola, perguntar como foram as aulas, mostrar interesse, mesmo que a resposta seja apenas o simples “legal”.

Devem se preocupar com as tarefas, com os trabalhos, com as provas.  Precisam ajudar na organização dos deveres, mas não na execução deles. Precisam respeitar, junto com os filhos, prazos que os professores estabelecerem.

Pais precisam cobrar da escola tudo que foi prometido no início do ano. Precisam estar atentos a comportamentos e atitudes dos educadores. Mas se esses mesmos pais amam de verdade seu filho e querem contribuir para sua formação, jamais devem desautorizar alguém em sua frente.

Enfim, o importante é que todo pai e toda mãe estejam conscientes disto: a tarefa não termina na matrícula. Pelo contrário: a matrícula para um ano letivo é só o começo de uma longa e árdua jornada ao lado do filho. Mas uma jornada que tem um valor imensurável na vida de crianças e adolescentes que, por mais que não manifestem, amam ter seus pais como companheiros. Não apenas no dia de pagar a mensalidade ou buscar o boletim, mas em todos os dias do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *