Universidades públicas: você quer seu filho em uma delas?

É fato que a educação pública no Brasil é alvo constante de críticas e, de fato, o ensino básico nem sempre recebe a atenção que mereceria. Entretanto, no que se refere às instituições superiores, nosso país tem muitas universidades federais e estaduais de credibilidade e respeito, as quais priorizam o conhecimento, a pesquisa e a formação profissional. Em todos os rankings – nacionais e internacionais -, as universidades públicas brasileiras aparecem como as melhores instituições de ensino superior do país.

E universidades que gozam de prestígio no universo acadêmico são muito concorridas. Ingressar em uma delas exige preparação. Algumas usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como parte do processo de seleção e outras continuam com seus próprios concursos. Por isso, se seu filho escolher um curso de uma dessas instituições, é importante que ele use o período do Ensino Médio para se preparar para o vestibular.

Alunos formados em universidades públicas conceituadas têm grandes chances de, já durante a graduação, conseguirem estágios e se envolverem em projetos de pesquisas que agregarão ao seu currículo. Além disso, terão contato com professores de grande formação acadêmica, os quais farão a diferença em seu processo de formação profissional.

Converse com seu filho sobre esse assunto. Faça visitas em sua companhia a sites das principais instituições do país. Informe-se sobre como funciona o processo de seleção delas. Atitudes assim podem ser decisivas no futuro dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *