UEM muda vestibular; direção do Platão elogia novidades

A Universidade Estadual de Maringá anunciou novidades para os vestibulares de 2019. O processo de seleção, que ocorria em três dias, agora será realizado em 2. As provas serão aplicadas no período da tarde e terão 5 horas de duração. O diretor do Colégio Platão, professor Toninho Leonel, elogiou a iniciativa. “A UEM teve a sensibilidade de fazer as mudanças. Ficou excelente”.

Não houve alteração no modelo. A prova da UEM é objetiva e somatória, com respostas 01-02-04-08-16, zerando a questão quando ocorre a escolha incorreta de uma das opções.

Para que o processo de seleção seja realizado em 2 dias, a Comissão do Vestibular Unificado (CVU) fez adequações na distribuição e quantidade dos conteúdos cobrados. No primeiro dia de prova, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Gerais, com 40 perguntas, e a Redação.

Já no segundo, serão 10 de Língua Portuguesa, 5 de Literatura, 5 de Língua Estrangeira; 30 das duas áreas específicas correspondentes ao curso escolhido (15/cada) – por exemplo, o candidato ao curso de Medicina terá de responder 15 questões de Biologia e 15 de Química. Ou seja, as específicas foram reduzidas; eram 40 questões.

Embora a CVU não tenha confirmado se será apenas uma Redação, a equipe Pedagógica do Colégio Platão acredita que a prova deixará de ter a cobrança de dois gêneros, em virtude do tempo. Até o último vestibular, na segunda-feira, o candidato respondia 20 questões e produzia dois textos. Teoricamente, o aluno tinha 2 horas para o desenvolvimento das redações. Considerando que a duração de 5 horas e 40 questões de Conhecimentos Gerais para responder no primeiro dia, restaria cerca de uma hora para a produção textual.

De acordo com a reitoria da UEM, o objetivo da instituição foi tornar o vestibular mais dinâmico, reduzir custos com a logística e ter maior alinhamento com outros processos seletivos realizados no país.

Na opinião do professor Toninho Leonel, as medidas foram acertadas. Ele lembra que o PAS, Processo de Avaliação Seriada, da UEM é aplicado num único dia com excelentes resultados. “Não há motivo para os alunos ficarem preocupados com as novidades. Na prática, o vestibular está ficando ainda melhor. A UEM está de parabéns!”.

(Ronaldo Nezo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *