Tudo que você precisa saber pra garantir sua vaga no vestibular

Conquistar uma vaga na universidade é o desejo de quase todo adolescente que termina o Ensino Médio. Mas é claro que essa conquista não é fácil e, para se tornar uma realidade, é preciso que haja uma parceria que reúna o aluno, a família e a instituição escolar.

No que se refere à sua parte, como candidato, algumas orientações podem ajudar nesse processo:

1) Ao escolher a instituição – ou instituições – em que você pretende fazer seu curso superior, informe-se sobre os conteúdos cobrados em cada disciplina e sobre o tipo de prova. Normalmente há variações nesse sentido e é preciso estar antenado a isso.

2) Além de resolver os exercícios do seu material de sala de aula, procure imprimir as provas dos vestibulares e resolvê-las também. Assim você já vai se familiarizando com a forma como a instituição cobra os conteúdos.

3) Tenha uma rotina diária de estudo e estabeleça metas possíveis. Conforme as alcançar, vá aumentando gradativamente suas metas. Não adianta se dispor a estudar 5 horas por dia, fora o período em que se  está na escola, se você nunca teve o hábito de estudar nem duas horas. Comece aos poucos e corra em busca dos seus progressos.

4) Tive dúvidas sempre. Não deixe que elas se acumulem. Troque ideias com colegas e professores. E jamais tenha pudor em perguntar. Nos cursinhos, principalmente, muitos alunos se mantêm calados e perdem a chance de avançar no aprendizado. Ou seja, esse constrangimento pode impedir você de aprender mais.

5) Leia bastante e escreva também. A leitura contribui para a formação de valores, para a ampliação da visão de mundo e de vocabulário. Por meio dela, conseguimos informação e desenvolvemos nossa opinião. Mas é preciso saber organizar nosso raciocínio por meio da escrita e, nesse sentido, o treino com as palavras é indispensável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *