Ruídos na comunicação prejudicam relacionamentos e atrapalham a produtividade

Não se sabe se quem inventou foi alguma vizinha fofoqueira, mas o fato é que o telefone sem fio é uma das brincadeiras mais antigas da história da humanidade.  Exagero, é claro. Mas pelo menos é uma das mais antigas da história da maioria de nós. Adultos um dia brincaram (e quem sabe ainda brinquem), adolescentes e crianças idem. E o grande barato de reunir os amigos é saber que, no final, a frase do primeiro chegará distorcida ao último.  Mas, fora dos momentos de descontração, os ruídos na comunicação podem causar consequências preocupantes.

Nas relações afetivas, a falta de clareza na comunicação dificulta o entendimento. Sentimentos e opiniões podem ser mal interpretados se os envolvidos no processo não souberem ouvir/ler com atenção e/ou não tiverem habilidade para elaborar a mensagem. Esses desentendimentos podem começar pequenos, mas tomam corpo porque mais pessoas entram na história (mesmo sem serem convidadas) . Pode acontecer entre casais, entre pais e filhos, entre amigos.  Quantas pessoas da mesma família já se desentenderam por causa de uma frase dita durante uma festa ou escrita num grupo de WhatsApp? Bobagens que se transformam em conflitos porque alguém não soube se comunicar.

Nos ambientes corporativos os ruídos também causam estragos. Um exemplo clássico é o o “leva-e-traz”, que é um primo próximo do “telefone sem fio”.  Essa prática desnecessária desgasta o relacionamento entre os colaboradores e provoca até perda da produtividade, afinal, quanto tempo é perdido com as pequenas confusões fruto do “disse me disse”? Adultos maduros e responsáveis, sempre que tiverem alguma dúvida na mensagem recebida, procuram checar fontes seguras. De uma forma tranquila, sem fazer alarde, sem envolver terceiros na situação. Caso contrário, algo pequeno se torna grande, no famoso efeito bola de neve.

A boa comunicação é uma ferramenta útil nas relações sociais, profissionais e pessoais. Transformar aquilo que mora em nossa cabeça e em nosso coração  em palavras de uma forma eficaz e segura. É claro que isso não impedirá os conflitos, mas certamente irá minimizá-los.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *