Projeto Owl Market envolve comunidade escolar e desenvolve valores importantes

Baseado na cultura americana de fazer as Garage Sales e os Flea Markets, no último sábado, dia 29/06, o Colégio Platão promoveu o Owl Market, um projeto cujo objetivo foi desenvolver aspectos como empreendedorismo e valorização do dinheiro, sustentabilidade e reflexões sobre o consumismo, trabalho em grupo, comunicação e desenvolvimento da língua inglesa, afinal, os alunos foram orientados a treinar o idioma durante o evento.

A feira foi organizada pelos alunos, desde a arrecadação dos produtos até a decoração do local e atendimento ao público. No processo, os professores envolvidos mostraram a eles que temos em casa muitos itens que não utilizamos mais e que estão em bom estado de conservação. O primeiro passo foi estimular a análise do que realmente usamos, do que não precisamos mais e assim foi estimulado também o desapego consciente.

Num segundo momento, foi trabalhado o valor das coisas e da necessidade que temos de consumir. E, que adquirir coisas de segunda-mão, em bom estado, além de ser econômico, ajuda o meio ambiente. Neste momento, o projeto caminhou paralelamente com o tema escolhido para ser trabalhado em 2019 no Colégio Platão (Planeta Terra: a criação feita para o homem e para sua família) e muitas propostas e aulas multidisciplinares ocorreram.

O empreendedorismo também foi um dos objetivos deste projeto, pois os alunos organizaram toda a feira e categorizaram os produtos, além de auxiliarem no processo de colocar os preços, arrumar as barracas e vender.  Todo o lucro será revertido a uma instituição social, escolhida em parceria com os participantes da feira.  A intenção é que as crianças e os adolescentes participem da entrega e vejam como é possível fazer a diferença na vida de quem tanto precisa.

Por Ivana Vilane de Freitas Barankievicz

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *