Professores do Colégio Platão discutem estratégias de aprendizagem para período de isolamento social

Na última segunda-feira, 06 de abril, professores do Colégio Platão, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, fizeram videoconferências para discutir estratégias de aprendizagem para este período de isolamento social. Sem as aulas presenciais, foi necessário disponibilizar aos alunos recursos digitais e é claro que a equipe precisou se mobilizar para estruturar essa educação a distância de forma tão repentina. A educadora Valéria Macedo, da UNOi, parceira do Colégio Platão, esteve presente em todas as reuniões virtuais e pôde prestar seu serviço de assessoria.

De um jeito leve, cada um expondo suas inquietações e compartilhando experiências, os profissionais conversaram sobre a organização do trabalho e sobre como orientar as famílias com relação à nova rotina que se estabeleceu há poucas semanas.

Também entraram na pauta questões como as atividades pedagógicas pertinentes às atuais circunstâncias e sobre os recursos disponíveis para levar não apenas conteúdo às crianças e aos adolescentes, mas, principalmente, a orientação necessária para que o processo de ensino-aprendizagem se concretize.

Além dos grupos de WhatsApp, as videoconferências são uma forma eficaz de manter a equipe docente sempre unida e antenada, afinal, é dessa comunicação que vêm as boas ideias e as reflexões sobre metodologias e abordagens pedagógicas.

Todo esse movimento faz parte do desejo do Colégio Platão de continuar sendo um parceiro, mesmo a distância. Desde quando houve a divulgação dos decretos estadual e municipal, temos atendido às determinações oficiais e, durante esse tempo em que estamos sem nossas aulas e atividades presenciais, nossa equipe pedagógica tem trabalhado incansavelmente para assistir crianças e adolescentes no processo de ensino-aprendizagem.

Diariamente, são disponibilizadas videoaulas, exercícios, tarefas e orientações para todas as faixas etárias. Também estamos sempre disponíveis online para sanar quaisquer dúvidas e os alunos do Ensino Médio continuam sendo preparados para as provas do PAS e para os vestibulares da UEM, afinal, eles precisam manter o ritmo de estudos.

Atividades extracurriculares de música, esportes, arte, teatro e dança também continuam recebendo suporte. Como? Por meio de lives, desafios, brincadeiras e sugestões de práticas interativas. Além de manter a continuidade do aprendizado, isso colabora no aspecto emocional, afinal, precisamos focar em temas agradáveis aos olhos, aos ouvidos e ao coração.

Por enquanto, não estamos próximos fisicamente, mas continuamos juntos em nosso propósito de levar educação de qualidade aos nossos alunos e de contribuir com as todas famílias para que esse período seja vivido da forma mais leve possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *