Oito dicas para ter sucesso no Ensino Médio

A volta às aulas é marcada por muitas expectativas. E quase sempre o desejo de obter melhores resultados no ano letivo que começa.

Se você está cursando o Ensino Médio, não dá pra abrir mão da preparação para a universidade. Se está chegando à primeira série do Médio, todas as possibilidades estão em aberto. Dá para conquistar o mundo!

Se já está no segundo ou terceiro ano, ainda que tenha deixado de dar o seu melhor em anos anterior, é possível organizar-se e dar uma virada em seu desempenho.

E tudo começa agora. Não é na semana que vem e nem após as primeiras provas. A semana determinante é esta: a primeira de aulas.

Aqui vão algumas dicas:

Organize seu tempo
Você não precisa gastar todas as horas de seu dia estudando. A vida não se resume aos livros. Mas é preciso dividir bem o tempo. Reservar entre quatro a cinco horas para os estudos faz toda a diferença.

Redes sociais
WhatsApp, Instagram, Snapchat, Facebook são ladrões do tempo. Se o celular estiver sempre à mão, certamente minutos preciosos serão desperdiçados. Portanto, é preciso fazer uso consciente do aparelhinho.

Apoio pedagógico
Procure a equipe da coordenação e faça o planejamento de estudos agora. Seja honesto(a) com você mesmo(a) e jogue limpo… Fale sobre seus atuais hábitos de estudo, as áreas que têm mais dificuldade e peça ajuda para planejar uma rotina que será cumprida.

Monitorias
Aproveite tudo o que o colégio tem para te oferecer. As monitorias são fundamentais para tirar dúvidas e, principalmente, trabalhar contigo nas matérias que tem mais dificuldade. No Platão, os monitores atendem todas as tardes e atendem sem hora marcada.

Construa o hábito dos estudos
Quem nunca dedicou duas horas do dia para estudar, não vai conseguir iniciar com quatro ou cinco. Comece aos poucos e vá aumentando o tempo. A lógica é a mesma de alguém que nunca correu em volta do parque: não dá para correr duas voltas logo no primeiro dia. É preciso condicionar o corpo. Vale o mesmo para o cérebro.

Faça exercícios
Quer ter um desempenho diferenciado? Resolva exercícios. Os exercícios são a forma de testar seus conhecimentos. Se você tem dificuldades para resolvê-los, também terá nas provas, no PAS, vestibulares e Enem. Por isso, é importante desafiar-se e reservar um tempinho todos os dias para resolver exercícios das diferentes matérias.

Não escolha o que estudar
Se você é apaixonado(a) por História e odeia Matemática, talvez queira estudar apenas o que gosta. Não faça isso! É preciso dominar todas as áreas do conhecimento para obter grandes resultados. Lembre-se, na vida, a gente não faz apenas o que gosta.

Descanse
Respeite seu corpo. Pode parecer descolado ficar até de madrugada papeando com os amigos, mas este hábito prejudica seu desempenho em sala de aula. Se não estiver ligado(a) nas aulas, o aprendizado estará comprometido. Além disso, as horas de sono são fundamentais para que o cérebro fixe os conteúdos aprendidos ao longo do dia.

(Ronaldo Nezo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *