O ano letivo chega ao fim e o Colégio Platão tem muitos motivos para celebrar 2019!

Final de ano é uma época propícia para reflexões. Na vida pessoal e na profissional, paramos para pensar no que fizemos e no que deixamos de fazer. Lembramos os desafios, mas também as vitórias. E o Colégio Platão se orgulha de ter muitas recordações especiais de 2019. Dentro e fora da escola, vivemos momentos inesquecíveis, os quais merecem um “vale a pena ver de novo”.

Começamos o ano com a celebração dos 34 anos da instituição, em um jantar que reuniu toda família Platão. Comemoramos também os 30 anos do Platão em Concerto com uma festa memorável com a finalíssima no Ginásio Chico Neto. O tema geral “Planeta Terra: a criação feita para o homem e para sua família” norteou não apenas esse evento, mas outros, como a tradicional Festa da Família, em junho,  que reuniu cerca de 5.000 pessoas.

Maio e agosto, meses em que comemoramos as mães e os pais corujas, tiveram diversas atividades, sendo a principal um delicioso encontro familiar feito no Parque Alfredo Nyffeler.  Nas duas ocasiões, a natureza foi cenário de cenas de amor e cumplicidade entre pais e filhos. Ainda pensando nas relações familiares, o Colégio preparou um delicioso Chá dos Avôs, quando os pequenos puderam confraternizar com essas pessoas tão especiais.

Também vale a pena recordar as mais de vinte noites das Mostras de Teatro. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, espetáculos que encheram os olhos e o coração. Um processo pedagógico riquíssimo que culminou com apresentações cheias de beleza e de talento.

No que se refere às artes, além das Mostras, tivemos o Recital de Música, que neste ano homenageou o mestre Luiz Gonzaga,  o lindo Espetáculo de Balé e Jazz, cujo tema foram as pedras preciosas, e  mais uma edição da Vernissage, quando crianças e adolescentes expuseram seus talentos artísticos. Em novembro, a exposição “Epifania”, organizada por alunos do Ensino Médio, trouxe música, pintura, teatro e dança de um jeito leve e, ao mesmo tempo, intenso.  Também fizemos um passeio cultural a São Paulo, que incluiu visitas ao Mercadão, MASP,  Museu Catavento e ao Aquário Municipal, além da oportunidade riquíssima de assistir ao espetáculo “O Fantasma da Ópera”.

Com relação ao esporte, além dos torneios internos, fizemos bonito e ganhamos troféus e medalhas em competições como  Copa Unimed, Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica, Festival Escolar de Futsal, Bom de Bola, Copa Mix de Futebol,  Liga Amadora de Voleibol de Maringá, Jogos Escolares do Paraná e Jogos da Juventude. Indicadas pelo Núcleo Regional de Educação, nossas alunas Bianca Araújo, do Judô, e Naima Celestino, da Natação, foram homenageadas como Atletas Destaque do ano em Maringá, no Prêmio ACIM Esportes.  E o Festival de Ginástica Rítmica provou mais uma vez o quanto nossas ginastas são brilhantes!

Uma novidade de 2019 foi a criação do setor de Promoção Humana, o qual organizou projetos como o Dia D. Em quatro datas, houve o recolhimento de lixo reciclável,  o qual foi doado para uma cooperativa vinculada à Prefeitura. Também foi feita arrecadação e entrega de roupas, alimentos e  livros a entidades filantrópicas.  O Projeto Owl Market, por exemplo, que vendeu produtos usados em uma feira, arrecadou quase 3.000,00, renda revertida em cestas básicas para cinco instituições sociais. Uma parceria com a APAE promoveu durante todo o ano a arrecadação de tampinhas plásticas e, em outubro, todos os alunos receberam canudos de bambu feito pela Ramboo Artesanal, uma opção sustentável para evitar o consumo dos canudos plásticos.

O Projeto Bilíngue foi outra novidade deste ano letivo e ganhará força em 2020 com a implantação do Centro de Idiomas Platão. Além disso, fizemos o descerramento da placa que dá o nome da educadora Maria Lucia Rabelo de Lima ao espaço onde fica a Educação Infantil, uma homenagem mais que merecida para nossa Orientadora Pedagógica que tanto zela e contribui na formação dos nossos pequenos.

Por falar nos pequenos, a página Platão Kids, criada para estreitar ainda mais o vínculo entre família e escola, trouxe fotos e vídeos de atividades feitas pela Educação Infantil e pelo Fundamental I, algumas em tempo real.  Dentro e fora da sala de aula, as crianças participaram de projetos que desenvolveram múltiplos aspectos da sua formação.  “Minha Identidade”e “Bichodário”, por exemplo, trouxeram aprendizagem de um jeito divertido. Aliás, a Semana da Criança 2019 foi simplesmente incrível e o Dia do Amigo, como sempre, foi sucesso garantido. Ao trazer colegas de outras escolas, nossos alunos puderam compartilhar bons momentos com seus coleguinhas.

Na TV Platão, mais de 40 profissionais foram entrevistados em uma live transmitida semanalmente pelo Facebook, em bate-papos que trouxeram temas relevantes e que promoveram reflexões.

Para agilizar o atendimento na cantina, o Platão fez um parceria com a empresa Nutrebem e os alunos receberam cartões para recarga. Terminais de autoatendimento foram instalados nos pátios e responsáveis foram orientados a como acompanhar os gastos e as escolhas dos alunos.

Neste finalzinho de 2019, vivemos mais intensamente a preparação para  o PAS/UEM e para os vestibulares. Professores e funcionários acompanharam os alunos nos locais de prova, como forma de tranquilizar e apoiar. E os tradicionais culto, colação, jantar e baile fizeram a festa dos formandos dos nonos anos e do Terceirão.

E muito mais foi vivido em cada dia letivo aqui no Colégio Platão. Momentos que, mesmo sem ser expressos por palavras, estão guardados na memória e no coração de alunos, familiares, professores e funcionários.

E em 2020 estaremos prontos para novas emoções!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *