Mudanças geram expectativas, mas é preciso saber lidar com elas

Mudanças sempre mexem com a vida da gente, sejam boas ou ruins, mas há algumas que nos inquietam justamente porque não sabemos se elas serão boas ou ruins. A expectativa do novo gera um clima de ansiedade e isso é compreensível. A criança ou do adolescente que vão para a escola nova, o adulto que iniciará uma atividade profissional em uma nova empresa. Entretanto, por mais que isso seja natural, podemos desenvolver estratégias para lidar com uma possível sensação de insegurança diante do desconhecido.

Distinguir diferente de difícil pode ser uma delas. Não é porque a escola é nova que será mais difícil estudar nela. Não é porque o emprego é novo que será mais difícil desempenhar as tarefas. A rotina será apenas diferente e isso exigirá um tempo de adaptação. Aliás, quem sabe o novo seja até mais simples, mais adequado. Quem sabe o novo nos reserve agradáveis surpresas.

Foi pensando nisso que a TV Platão convidou a professora doutora Maria Raquel Marçal Natali, presidente da Central do Vestibular Unificado – CVU – da Universidade Estadual de Maringá para um bate-papo sobre as mudanças no processo do vestibular, que começam a valer a partir da edição de Inverno.

Algumas semanas atrás, explicamos aqui no blog quais serão essas mudanças e elas foram detalhadas pela professora Maria Raquel. Mas a entrevista teve o objetivo de não apenas informar, mas de tranquilizar os candidatos. Muitos deles, do Ensino Médio ou do pré-vestibular, ficaram apreensivos diante da notícia, porém reforçamos na entrevista que não há motivo para isso.

A presidente da CVU também comentou que as provas vespertinas reduzirão as despesas dos candidatos da região, afinal, muitos não precisarão mais pernoitar em Maringá. Além disso, com a inclusão de mais duas cidades disponíveis para a realização da prova (Curitiba e Cascavel), ampliam-se as oportunidades para mais pessoas participarem do concurso.

A UEM é uma universidade de credibilidade e isso é motivo de orgulho. Recentemente, por exemplo, classificou-se como a 7ª melhor instituição pública do Brasil e ficou entre as 1.250 do mundo, conforme avaliação da consultoria britânica Times Higher Education (THE).  A maioria dos nossos alunos deseja fazer parte do seu corpo discente e nosso trabalho é ajudá-los a conquistar sua vaga.

A edição do Vestibular de Inverno 2019  será uma nova experiência para os candidatos e também para quem os acompanha – professores e familiares. Mas as mudanças não precisam assustar. Quem se prepara para as provas da UEM com organização e dedicação certamente conseguirá se adaptar a elas.

Quer acompanhar o nosso bate-papo na íntegra? Acesse o link abaixo:

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *