Dez dicas para se dar bem no vestibular

Já tem tudo planejado? Não deixe para última hora. É fundamental saber, antecipadamente, se você irá para o local das provas de ônibus, de carona, se vai dirigindo… Planeje o seu trajeto, o horário de saída, o local onde vai deixar o carro ou descer do ônibus. Também tenha um “Plano B”. Pode ser o número do Uber, um táxi… São pequenos detalhes, mas que ajudam a manter o foco no que realmente importa: fazer a prova com tranquilidade.

Visite o local. No dia anterior, vá até o local onde serão suas provas, identifique a sala, onde estão os banheiros, bebedouros… Faça o reconhecimento do ambiente. Também observe os pontos de acesso de ônibus, veículos, estacionamentos etc. Isso evita surpresa desagradáveis e correrias de última hora. Além disso, saia de casa bem antes do horário. Melhor ter que esperar que perder a prova.

Não estude na véspera. Use o dia para relaxar. Participar de plantões, debruçar-se sobre os livros só aumenta a ansiedade. Afinal, você irá perceber que ainda tem coisas que não sabe. Isso potencializa a insegurança. Lembre-se que ninguém vai para a prova sabendo tudo. E quem tem mais controle emocional leva vantagem. Então, na véspera, cuide do seu emocional. Procure fazer algo leve, divertido.

Durma bem! Deite mais cedo na véspera da prova. Você precisa descansar! Então, crie um ambiente calmo para relaxar. Fique longe do celular, computador… Ao acordar, não invente no café da manhã. Coma e beba o que está acostumado. Assim você evita desconfortos intestinais. Separe água, um lanchinho para comer durante as provas. Mas nada que corra o risco de espalhar, derramar e atrapalhar seu desempenho.

Evite exagerar na cafeína. Café é bom! Ajuda a manter o cérebro alerta. É excelente estimulante. Outras bebidas com cafeína (inclusive os energéticos) podem auxiliar a se manter bem disposto. Porém, todo excesso faz mal. Cafeína pode afetar o sistema nervoso, aumentar a ansiedade, que rouba a concentração – fundamental para o aprendizado e, principalmente, no momento da prova. E, se não está acostumado com cafeína, não beba nada com essa substância!

Exercício de respiração: faça antes e durante a prova. Ajuda a oxigenar o cérebro, melhorando sua capacidade de raciocínio. Também reduz a ansiedade. Portanto, pratique: inspire o ar profundamente e, depois, expire devagar. Repita algumas vezes.

Na hora da prova, deixe as questões mais difíceis para o final. Responda primeiro tudo que você sabe. Assim, não corre o risco de se enrolar com as questões que te causam dúvida, perdendo tempo e deixando de responder o que você sabe. Após responder tudo que sabe, retorne às demais perguntas, leia com bastante atenção tudo que não foi respondido e use o bom senso na escolha das alternativas.

Ter branco é normal! Não se assuste… Trata-se de uma reação do cérebro. Está diretamente relacionado à ansiedade. Por isso, o “segredo” para administrar essa situação é compreender, primeiro, que você sabe o conteúdo. O conteúdo não foi apagado do seu cérebro. Então, sem pânico! Respire, tome água, responda outras questões. Logo, você vai lembrar.

Faça pequenas pausas durante a prova. Pode até ser uma única pausa. Mas vale a pena! Não é perda de tempo. Sair da sala, tirar um tempinho para ir ao banheiro, esticar os músculos só traz ganhos. Dá um fôlego para o cérebro. Renova sua disposição. E é como se funcionasse como um aviso interno para seu corpo: “estou no controle da situação!”. Então, experimente!

Não pense nos seus concorrentes. Todos ali estão lutando por uma vaga. O que está em jogo é o seu desempenho. Ficar pensando no colega, na quantidade de vagas disponíveis, no número de concorrentes não ajuda. Apenas gera ansiedade e tira o foco. Se você tiver domínio do conteúdo e de suas emoções, vai assegurar os pontos necessários e ser aprovado – independente de qualquer outra coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *