Desenvolver múltiplos aspectos da formação humana é papel da escola

 

Na edição de 2018 do Processo de Avaliação Seriada – PAS – da Universidade Estadual de Maringá, a prova de Redação da 2ª etapa trouxe como reflexão as práticas pedagógicas atuais e até que ponto elas encorajam a formação integral e a liberdade (com responsabilidade) dos estudantes. Um tema muito relevante e necessário de ser discutido, afinal, a escola precisa ser um espaço que propicie não apenas a aprendizagem de conteúdos listados em programas de vestibulares, mas também deve oportunizar situações que contribuam com múltiplos aspectos da formação da criança e do adolescente.

E, quando os adultos responsáveis procuram por uma instituição que preze por essa formação ampla, é preciso avaliar se os ensinamentos estão mesmo indo além dos livros e apostilas. Para ajudar nesse processo, seguem algumas sugestões do que priorizar quando o assunto é a escolha do lugar onde nossos filhos passarão boa parte do seu tempo e escreverão muitos capítulos da sua história:

Cultura: quando crianças e adolescentes entram em contato com a música, com a dança, com a literatura e com o teatro, por exemplo, desenvolvem sua criatividade, sua sensibilidade, sua autonomia e sua visão de mundo. A arte abre portas e corações, e não há educação sem cultura.

Leitura e Escrita: as palavras são um universo fascinante. E despertar o gosto pela escrita e pela leitura também é papel da escola. Com as estratégias adequadas, crianças e adolescentes podem se sentir motivados a escrever e a ler. A figura do professor é fundamental nesse processo. Quando ele também sente prazer em trabalhar com textos e livros, a sala de aula se transforma em um espaço ideal para se aventurar pelas histórias e para transformar ideias e sentimentos em palavras.

Esporte: a prática esportiva traz benefícios para o corpo e para a mente. Na infância e na adolescência, é essencial ter contato com as mais diversas modalidades. Além dos benefícios à saúde, o esporte desenvolve coordenação motora, agilidade, equilíbrio, força e socialização.  Conforme experimentam modalidades esportivas, crianças e adolescentes acabam se identificando com alguma em especial e podem se aperfeiçoar.

Formação Humana: quando a família escolhe uma escola para seus filhos, escolhe mais que um espaço para eles aprenderem Português, Matemática ou Geografia. A escola é um ambiente propício à formação humana, afinal, antes de serem alunos, crianças e adolescentes são pessoas. E pessoas precisam aprender a conviver em coletividade, a valorizar o trabalho alheio e a respeitar as diferenças. Aprender a viver em sociedade na própria escola é fundamental para que, no futuro, crianças e adolescentes façam a diferença, onde quer que estejam.

Identidade: valorizar a ser humano em sua totalidade é também função da escola. Alunos não são números, não são meras estatísticas. Alunos são pessoas e precisam ser respeitados em sua individualidade. Cada um tem suas características, suas potencialidades, seu jeito de ser.  E, mesmo no meio coletivo, precisam ser conhecidos pelo nome e reconhecidos pela sua história. Uma escola precisa de boa estrutura física, material didático de qualidade e uma proposta pedagógica coerente, mas tudo isso só terá sentido se as pessoas forem valorizadas.

Socialização: para viver socialmente, é preciso aprender a conviver com o outro. E a escola propicia inúmeras situações que simulam a vida em sociedade. Nas salas de aula, nas quadras e em qualquer outro espaço, crianças e adolescentes estão em contato direto com seus colegas e, quando as divergências surgirem, precisam aprender a lidar com elas, de forma que o bom senso e o respeito sempre prevaleçam. Sozinhos, podem ter dificuldade, mas, com a orientação dos adultos, experimentam no ambiente escolar o que irão viver fora dele.

Regras e limites: o exercício da autoridade pelos adultos é essencial na formação das crianças e dos adolescentes. Na escola, professores e funcionários comprometidos com esse pensamento ajudam os alunos a ser responsáveis e a respeitar as regras. E, quando os limites são ultrapassados, é preciso mostrar a eles a necessidade da disciplina.  Sem excessos e com bom senso, os adultos ajudam os mais novos a entender que toda escolha tem uma consequência e que é preciso assumir os erros.

Valores: solidariedade, respeito, responsabilidade, gentileza, autonomia, senso crítico, cidadania. A escola estimula esses valores por meio da teoria, mas principalmente da prática. Todos os dias, dentro da sala de aula e também fora dela, os alunos vivem situações que exigem o posicionamento deles. Toda essa experiência ajuda na formação de quem, no  futuro, assumirá seu papel na sociedade.

Buscar aprovações em vestibulares e afins é um processo natural e deve fazer parte da rotina de uma instituição de ensino, mas é medíocre pensar que a maior função da escola é ajudar alguém a ser aprovado. Existe vida além dos resultados. E ela continua depois da aprovação.

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