Colégio Platão participa de congresso sobre Educação em Buenos Aires

O Colégio Platão participou recentemente do Congresso Internacional do UNOi 2019, que aconteceu em Buenos Aires. O tema,  amplamente discutido entre os presentes,  foi “Presente e Futuro Conectados”.

Foi possível perceber  que a preocupação sobre quem é o nosso aluno hoje e quem será o aluno do futuro está cada vez mais presente nas conversas e nas mentes das pessoas e profissionais preocupados em criar uma educação coerente e efetiva. Tecnologias 3D, empreendedorismo e maker também  foram apresentados, pois hoje são verdadeiras ferramentas de inspiração para a construção de uma educação de qualidade e de alto potencial de transformação.

Dentre todos esses temas discutidos, o que mais chamou a atenção foi a contribuição da neurociência na Educação. Precisamos pensar em qual é o nosso  papel, como escola, quando pensamos no nosso aluno real. Aquele indivíduo que passa horas do seu dia dentro da escola, aquele que precisamos estimular e instrumentalizar para essa sociedade do futuro com que tanto estamos preocupados.

Hoje sabemos o quanto é importante estimular e trabalhar habilidades com as crianças nos primeiros anos de vida, pois a capacidade do cérebro de se reestruturar e aprender coisas novas é enorme. E nós aprendemos que cada criança é única. Todas têm necessidades diferentes. Descobrimos e estudamos o papel da linguagem e da comunicação na estruturação do pensamento e das ações do indivíduo. Compreendemos a necessidade de se trabalhar todas as habilidades e competências necessárias para cada faixa etária em todo o seu processo de desenvolvimento.

Consideramos que os conhecimentos adquiridos sobre bases neurocientíficas poderão ser desenvolvidos na própria sala de aula para viabilizar e sustentar os saberes das disciplinas lecionadas, auxiliando significativamente o professor, condutor do exercício do saber. Nesse sentido o professor poderá identificar os potenciais, além de dificuldades, que inviabilizam o pleno desenvolvimento das funções cognitivas dos seus alunos, podendo desta forma trabalhar de acordo com as necessidades de cada um. Assim se estabelece uma dinâmica interna nos relacionamentos interpessoais e na própria forma de enxergar a escola como meio propício e prazeroso para o desenvolvimento e aquisição de saberes.

A partir de então, verifica-se uma significativa e crescente expansão dos conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro e que mais se definiria como um campo de saber chamado de neurociências. Evidentemente, há uma vinculação desta com a área das ciências naturais, contudo sua relação fica mais estreita com a educação a partir do momento em que se percebe a comunicação do aprender com as estruturas cerebrais, formando as estruturas cognitivas e a memória. Esse aspecto torna a conexão entre neurociências e educação muito próximas.

O cenário educacional atual exige melhores reflexões sobre a eficiência não somente das práticas metodológicas para a operação do ensino e sua finalidade a aprendizagem, mas da própria formação e execução das atividades dos docentes.

Diante de tudo isso, concluímos que,  como instituição escolar, precisamos ter em mãos ferramentas que nos ajudem a estimular e desenvolver tais habilidades tão necessárias ao desenvolvimento de nossos alunos. O material que utilizamos, tão bem pensando e construído pelos educadores que desenvolveram o Projeto UNOi Educação, nos garante uma eficiência da funcionalidade no processo ensino-aprendizagem.

O Caderno TRAJETOi nos traz inúmeras possibilidades para a estimulação de tais habilidades na Educação Infantil. Conseguimos trabalhar aspectos psicomotores, de orientação espacial e temporal, linguagem, memória, fala, movimento e ação, desenvolvimento de ideias e criatividade e muitos outros, pois ele proporciona ao aluno o pensar sobre a sua prática no dia a dia da escola.

Concluímos que os princípios básicos da neurociência indicam que oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento infantil é mais eficaz e menos custoso do que tentar tratar as consequências das adversidades iniciais mais tarde.

Quando conseguimos construir dentro de nossa escola, um caminho saudável, cheio, de estímulos, alinhado com parceiros que nos oferecem tantas ferramentas para que o desenvolvimento emocional, social, cognitivo e de linguagem da criança,  aconteça de forma lúdica e prazerosa,  teremos um resultado a partir do qual ela terá oportunidade de crescer mais preparada para o sucesso na escola e, posteriormente, no trabalho e na comunidade.

Vamos juntos?

Por Maria Lúcia Zapata Tavares

Um comentário em “Colégio Platão participa de congresso sobre Educação em Buenos Aires

Deixe uma resposta para Hiury Leonel Lima Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *