Atividade física está relacionada à qualidade de vida e deve ser encarada como prioridade na rotina

Na época atual, em meio a revolução digital, em que a tecnologia invadiu nosso dia a dia e as rápidas mudanças nos mais diferentes setores traz incertezas, stress e ansiedade não podemos descuidar de nossa qualidade de vida e aptidão física para enfrentar as lutas diárias. E desenvolver a capacidade de avaliar o próprio estilo de vida é uma das maneiras mais eficazes para promover as mudanças que podem proporcionar uma vida longa e feliz. Afinal, nossas escolhas nos definem.  E devemos começar cedo.

Para enfrentar esta realidade e evitar o sedentarismo que é um problema de saúde pública decorrente dos confortos da vida moderna é preciso cuidados que passam obrigatoriamente pela prática de exercícios regulares, uma boa alimentação e preservação da nossa saúde mental. Exercícios são tão essenciais quanto respirar. Aumentam a energia, a eficiência do coração, a capacidade pulmonar e a flexibilidade. Fortalecem os músculos, ossos e ligamentos, melhoram a capacidade mental, a memória e o sono, estimulam a produção de endorfinas, gerando bem-estar e ajudando no tratamento da depressão.

Além disso, ao se exercitar, você ainda diminui a quantidade de gordura corporal e a obesidade que vem aumentando em níveis assustadores, a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o nível de açúcar e de colesterol no sangue, retardando o aparecimento de doenças. Esportes e exercícios físicos têm um efeito energizante se você não ultrapassar seu limite. Quanto mais energia gastar, mais ganhará em disposição para viver.

Então que tal começar já?

Escolha uma atividade que lhe dê prazer. Caminhar pode ser um bom começo, de preferência em um parque. O contato com a natureza, por si só, propicia bem-estar. Convide um amigo para lhe fazer companhia. Além da motivação extra, é um bom momento para cultivar os seus relacionamentos.

O importante é sempre fazer o que se gosta: andar, nadar, dançar ou correr ou alongar, qualquer exercício é bom, ainda mais quando combinado à uma alimentação saudável. Cabe à pessoa que pratica exercícios físicos escolher qual deles atende melhor as suas necessidades, seja a de auxiliar na manutenção da saúde, na reabilitação ou na prevenção de futuras doenças. A regra é respeitar os limites do seu corpo e buscar sempre a orientação de um profissional de Educação Física.

Não podemos esquecer de cuidar também da mente, pois é a única parte de você que pode continuar “criança” para sempre. Uma cabeça aberta, ativa e cheia de pensamentos positivos afasta as doenças e ajuda a retardar o envelhecimento. Mas qual é a ligação entre músculos, ossos, pensamentos e emoções?  O seu estado de espírito tem tudo a ver com o fato de você andar de cabeça baixa ou erguida, com os ombros encurvados ou não…  Assim, a postura reflete tudo o que acontece dentro de seu coração.

Reflita sobre seus hábitos de vida e faça boas escolhas. Você tem tudo a ganhar, pois “saúde não é tudo, mas tudo sem saúde não é nada” (OMS).

Por Lucimar Scapinello Baldo – Coordenadora de Educação Física e das Atividades Extracurriculares do Colégio Platão

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *