Aprender a cuidar do meio ambiente faz parte do processo de educação

O dia 05 de junho é simbólico para nos lembrarmos da importância dos cuidados com o meio ambiente, mas é claro que o significado da data precisa fazer parte do nosso cotidiano.

Nos últimos anos, diversas ações, promovidas pelos governos, por organizações não governamentais e por cidadãos das mais diferentes áreas têm contribuído para tornar melhor o mundo em que vivemos, mas, infelizmente, diante do cenário de descaso com a natureza, ainda há muito o que se fazer.

O desenvolvimento sustentável deve estar na pauta das autoridades, dos empresários e também de cada um de nós, afinal, por mais clichê que pareça ser, as pequenas atitudes do dia a dia fazem muita diferença.

E esses debates acerca dos temas ambientais encontram na escola um espaço ideal para o fomento de ideias e para a prática de ações que ajudam a zelar pelo meio ambiente.

É necessário orientar crianças e adolescentes a fazer dos cuidados com natureza um hábito. A separação do lixo e o combate ao desperdício de água e de energia são exemplos de atitudes cotidianas.

No Colégio Platão, projetos como o Dia D, cujo objetivo é arrecadar materiais recicláveis e doá-los para cooperativas da cidade, e atividades pedagógicas constantes incentivam o zelo pelo meio ambiente.

Afinal, se moramos todos na mesma “casa”, é nosso papel cuidar desse espaço. E cada ação do nosso presente definirá o futuro que nos aguarda.

(Na foto, um registro do nosso “Jardim Sensações”)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *