Apoio da família dá segurança às crianças em apresentações artísticas

Não é novidade para ninguém como a parceria dos pais ou responsáveis com a escola faz diferença na formação de uma criança. De diferentes maneiras, estar presente na rotina do filho é maneira linda de dizer “eu te amo”. É claro que a agenda dos adultos, infelizmente, nem sempre permite que eles consigam participar de todos os eventos e atividades escolares, mas é preciso se esforçar. Quando as crianças vivem situações em que estarão expostas ao público, principalmente, olhar para a plateia e encontrar aquela(s) pessoa(s) tão especial(is) é motivo para os olhos brilharem e para o coraçãozinho acalmar. Elas se sentem mais tranquilas e também se sentem valorizadas.

Foi o que aconteceu na última quarta-feira, dia 03, quando o Som Platão promoveu mostras individuais de prática musical. Pais e familiares puderam apreciar o que os alunos estão aprendendo em suas aulas. Além da técnica, a proposta desses momentos é promover a sensibilização sonora usando criatividade e expressão.

Apresentações rápidas, de quem ainda é aprendiz com as notas musicais, de quem ainda se familiariza com os instrumentos, mas que emocionaram os presentes. Mesmo estando em um sala pequena e acolhedora, foi possível perceber a ansiedade natural dos pequenos. Mas, ao mesmo tempo, percebeu-se a confiança pela clima familiar e afetivo predominante. Não havia a preocupação com o erro. Os professores ficaram sempre ao lado, durante as apresentações, para recomeçar quando necessário.

E a sintonia entre as crianças e seus familiares foi tocante. São situações assim que vão criando nosso banco de memórias. No futuro, elas olharão para seu álbum de recordações e encontrarão aquele momento em que, vivendo o desafio de se apresentar, encontraram apoio nos seus pais ou responsáveis.

Muitos anos atrás, uma propaganda ficou famosa pelo slogan “não basta ser pai; tem que participar”. Poucas palavras, muita verdade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *