Acolhimento às crianças na transição da Educação Infantil para o Fundamental I é importante para nova fase

Todo rito de passagem é importante e simbólico na vida de alguém. E não seria diferente com o que vivemos na escola. Mesmo os pequeninos, ainda vivendo a tenra infância, passam por experiências significativas nesse sentido.

Por isso, em todo início de ano letivo, o Colégio Platão oferece assistência pedagógica e acolhimento emocional para os alunos que, recém-saídos da Educação Infantil, iniciam sua carreira discente no Ensino Fundamental I. Não só para eles, é claro, mas para a família, afinal, é natural que haja nos corações dos responsáveis um pouquinho de ansiedade.

Mesmo as crianças que já estudavam no Colégio recebem esse apoio. Elas passeiam pelos espaços, interagem com a nova professora e com os novos amigos (e com os antigos também!) e, aos poucos, vão compreendendo que terão uma nova rotina. Mas é claro que o lúdico é preservado e incentivando, afinal, estamos falando de infância.

Essa adaptação exige muita reflexão e atenção ao que elas sentem e ao que os pais desejam. Principalmente nas primeiras semanas, é comum ouvir da família questionamentos como “ele brincou?”, “ela chorou?”, “ele tomou o lanche?”, “ela está usando bem o material?”.

Além das interações diárias entre professores e responsáveis, seja por meio da agenda ou por meio de diálogos na entrada ou na saída, a escola também faz uma importante reunião pedagógica logo nos primeiros dias do ano letivo. São apresentados o corpo docente, a metodologia, os projetos, os livros e os combinados; são aspectos que, juntos, vão fazendo a rotina tomar seu curso de forma tranquila.

Cada faixa etária possui peculiaridades que precisam ser levadas em conta. Cada criança tem uma maneira de ser e de viver a escola. A sensibilidade de perceber isso é que faz a diferença durante essa transição.

Por Maria Lucia Rabelo de Lima – Orientadora Educacional da Educação Infantil e Fundamental I

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *