#5 Valores que o Colégio Platão compartilha: Solidariedade.

Muita gente acredita que ser solidário é, por exemplo, doar no inverno aquela peça de roupa que não lhe serve mais, mas o verdadeiro espírito de solidariedade é doar o que ainda nos serve, o que ainda tem utilidade para nós. Podemos ter cinco boas blusas de inverno, gostar de todas e, mesmo assim, doar uma delas. Não precisamos de cinco blusas. Podemos passar muito bem com quatro, com três até. Além do mais, podemos comprar outra quando quisermos. É claro que todas as doações são bem-vindas, mas não podemos ensinar crianças e adolescentes a acreditar que o outro merece apenas o nosso “resto”.

É como fazer um favor para alguém somente se nos sobrar tempo. Talvez um dia tenhamos de deixar um compromisso nosso de lado para ajudar uma pessoa. É aí que mora a verdadeira solidariedade: perder um pouco para que alguém ganhe. Enxergar vida além do próprio umbigo. Não é tão fácil agir assim. Somos mesmo apegados às nossas coisas, aos nossos preciosos minutos.

No Platão, procuramos estimular nossos alunos, de todas as faixas etárias, a perceber a necessidade do próximo e a ter atitudes verdadeiramente solidárias. Não por obrigação, mas por cidadania e por amor. Fácil? Não, mas possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *