#4 Valores que o Colégio Platão compartilha: Prudência.

“Segundo o dicionário, há duas definições para a palavra prudência: “virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos; cautela, precaução” ou “calma, ponderação, sensatez, paciência ao tratar de assunto delicado ou difícil”. Ambas nos remetem a atitudes necessárias ao nosso cotidiano e crianças e adolescentes precisam aprender a ser prudentes.

É claro que, dependendo da faixa etária, não há como uma criança, sozinha, perceber os perigos da vida e, portanto, precaver-se deles. Justamente por isso a intervenção dos adultos é imprescindível. Já os adolescentes, aos poucos, podem se tornar capazes de perceber as situações perigosas e se manter longe delas.

Com relação ao sentido da “ponderação”, é necessário que ensinemos aos nossos filhos e alunos que, antes de emitir opiniões ou ter atitudes, é salutar refletir. A reflexão leva à ponderação e, consequentemente, à sensatez.

No Platão, a prudência, no seu sentido amplo, é trabalhada dentro e fora de aula. Afinal, sem a nossa orientação, crianças e adolescentes podem ser imprudentes em suas escolhas.”

A formação Platão é baseada na combinação de conhecimento e valores humanos. Assim, transformamos o aluno em um cidadão independente, pronto para a vida em sociedade.

Platão – Somos muitos mas únicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *