#2 Valores que o Colégio Platão compartilha: Honestidade.

De vez em quando, alguém encontra uma maleta com dinheiro em um táxi e, ao devolver para o dono, é tratado quase como um herói. É como se a honestidade fosse um valor que merecesse medalha e aplausos, mas, na verdade, deveria ser uma característica natural em cada um de nós, uma espécie de “item de fábrica”. Infelizmente, como não faltam exemplos de desonestidade, casos em que as pessoas têm atitudes óbvias como devolver algo que não lhes pertence são tidas como motivo de orgulho.

E, por mais que a família seja o primeiro lugar para se aprender esse importante valor, a escola tem o papel de reforçá-lo. E isso acontece por meio de discussões acerca do tema em sala de aula, mas principalmente por meio de atitudes vindas dos adultos responsáveis. No Platão, em nosso Festival de Música ou na Mostra de Teatro, por exemplo, nem sempre os alunos concordam com o resultado final, vindo da avaliação de um corpo de jurados, mas é preciso respeitar a opinião de cada um e conferir lisura ao processo.

Afinal, quem sabe o intérprete que conquistou o primeiro lugar ou a peça vencedora não tenham sido os melhores na opinião da maioria, mas a honestidade precisa prevalecer na contagem dos votos.

E é assim que a gente vai vivendo e aprendendo que, por mais que o mundo pareça gritar o contrário, vale a pena ser honesto.

Platão – Somos muitos, mas únicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *