#10 Valores que o Colégio Platão compartilha: Verdade.

Dizem por aí que o maior mentiroso é aquele que diz não mentir. De fato, não há alguém que possa bater no peito e falar “nunca disse uma mentira”. Infelizmente, essa falha faz parte do currículo de todos nós, mas isso não quer dizer que devamos nos sentir orgulhosos quando nos rendemos a ela.

A verdade sempre será libertadora, mesmo quando traz à tona incômodos dos quais fugimos. Quando não somos verdadeiros, acabamos criando situações ainda piores. E, mesmo tendo a perna curta, a mentira corre bastante por aí, causando estragos nos relacionamentos.

Por isso, é importante estimular crianças e adolescentes a resistir ao desejo de mentir para tentar se livrar de um problema. Mais cedo ou mais tarde a verdade aparecerá e as consequências serão piores.

No ambiente escolar, vez ou outra um aluno tentará se livrar de alguma responsabilidade contando alguma mentira. Nesse momento, o adulto responsável não deve apenas condenar a atitude, mas usar a situação para reforçar o importante valor de se contar a verdade.

No Platão, fazemos questão de criar um ambiente de confiança entre professores, alunos e funcionários. Assim, todos se sentem mais à vontade para dizer a verdade. Ao vivenciar essa realidade, os pequenos irão chegar à fase adulta mais preparados para fugir da mentira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *